Ibuprofeno: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O ibuprofeno é um medicamento com propriedades antitérmicas, anti-inflamatórias e analgésicas, indicado para reduzir a febre, bem como para aliviar dores e inflamações. Também comercializado com os nomes Alivium, Ibupril, Ibufran ou Benotrin, o ibuprofeno possui versões em gotas pediátricas e comprimidos de 200, 400 ou 600 mg.

Para que serve (indicação)

Indicado para aliviar febre e dores, tais como dor de cabeça, muscular, de dentes, enxaqueca ou cólica mentrual, o iboprofeno também pode ser utilizado para combater os sintomas de gripes e resfriados.

A versão de 600 mg é indicada para alívio da dor e inflamação em casos de pós-cirurgia, artrite reumatoide, osteoartrite e reumatismo articular.

Como tomar (posologia)

A versão de ibuprofeno em gotas pediátricas de 50 mg/ml e 100 mg/ml pode ser tomada por crianças a partir dos seis meses. A dose recomendada varia entre 1 a 2 gotas por cada 1 kg de peso da criança. O medicamento deve ser administrado de três a quatro vezes por dia, em intervalos de seis a oito horas.

Em adultos e crianças com mais de 12 anos, a dose de ibuprofeno varia entre 1 e 2 comprimidos de 200 mg, administrados de três a quatro vezes por dia, com intervalo de quatro horas entre as doses. Nas opções de 400 e 600 mg, a dose recomendada é de 1 comprimido, de seis em seis horas, com administração de três a quatro vezes por dia.

Atenção: automedicar-se é perigoso. Por isso, o uso de qualquer medicamento deve ser feito com orientação médica.

Efeitos colaterais

Em casos específicos, a ingestão do ibuprofeno pode causar tontura, urticária na pele, reações de alergia, dor de estômago, náusea, má digestão, prisão de ventre, perda de apetite, vômitos, diarreia, gases, dor de cabeça, irritabilidade, zumbido, inchaço e retenção de líquidos.

Contraindicações

O ibuprofeno é contraindicado para pacientes com histórico de hemorragia ou perfuração gastrintestinais, bem como os que possuem colite ulcerativa ativa, doença de Crohn, úlcera péptica ou hemorragia gastrintestinal.

Pessoas com histórico de alergia ao ácido acetilsalicílico, a outros anti-inflamatórios não esteroides ou antitérmicos, além dos que têm alergia ao ibuprofeno ou a algum dos componentes da fórmula, não devem fazer uso do medicamento.

Composição

No caso do ibuprofeno gotas pediátricas de 50 mg/ml e 100 mg/ml​, a cada 1 ml (cerca de 10 gotas), há 50 ou 100 mg de ibuprofeno e 1 ml de veículos (ácido cítrico, aroma de baunilha, aroma de cereja, aroma de morango, benzoato de sódio, celulose microcristalina, carmelose sódica, ciclamato de sódio, dióxido de titânio, glicerol, goma xantana, laurilsulfato de sódio, sacarina sódica di-hidratada, simeticona, sucralose, água purificada).

Na versão comprimido de 200 mg há o mesmo valor de ibuprofeno além dos excipientes (álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco, celulose, lactose, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, povidona, amido, água purificada).

A opção de 400 mg contém, além de 400 mg de ibuprofeno, excipientes (celulose microcristalina, amido, dióxido de silício, povidona, ácido esteárico, croscarmelose sódica, talco, estearato de magnésio, lactose monoidratada, laurilsulfato de sódio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol).

O comprimido revestido de 600 mg possui 600 mg de ibuprofeno e excipientes (dióxido de silício, lactose, celulose microcristalina, croscar- melose sódica, povidona, estearato de magnésio, polímero do ácido meta- crílico, macrogol e dióxido de titânio).

Foto: © vblinov - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Ibuprofeno: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.