Prednisona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A prednisona, também comercializada sob os nomes comerciais Predicorten e Meticorten, é um medicamento da classe dos corticoides. Em geral prescrita na forma de comprimidos orais de 5 ou 20 miligramas, também pode ser encontrada como creme, aerossol e injeção intramuscular.

Para que serve (indicação)

A prednisona é indicada para o tratamento de uma vasta série de doenças já que os corticoides são capazes de combater diversas condições médicas. Entre os males tratados com prednisona estão doenças dermatológicas, osteomusculares, endócrinas, pulmonares, hematológicas e leucemia.

Como tomar (posologia)

Por poder ser usada em diferentes contextos, a prednisona tem dosagens que podem variar de maneira importante de acordo com a doença a ser tratada. Em geral, os tratamentos com prednisona são iniciados com doses que variam de 5 a 60 miligramas em adultos. Já nas crianças, a posologia deve se ajustar ao peso do paciente. Ao longo do tratamento e com a diminuição dos sintomas, o médico deve reduzir aos poucos a dose do remédio até chegar ao mínimo necessário para a resolução do problema.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais frequentes do uso da prednisona são sonolência, fraqueza generalizada, maior retenção de sódio pelo organismo, maior risco de infecções e distúrbios oculares e aumento da pressão arterial. Além disso, algumas doenças, como osteoporose, diverticulite, úlceras e insuficiência renal, podem ser agravadas. Por isso, pacientes com alguma dessas condições ou que tenham sido operados há pouco tempo devem informar ao médico.

Contraindicações

A prednisona é contraindicada para gestantes e mulheres que estão em período de amamentação. Além disso, pacientes alérgicos à substância ou que sofram de infecções por fungos recorrentes também não devem fazer uso do medicamento.

Composição

Um comprimido de prednisona possui 5 ou 20 mg da substância e excipientes (dióxido de silício, lactose monoidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio).

Foto: © Portogas D Ace - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Prednisona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.