Tipos de manchas na pele

As manchas na pele podem ser causadas por uma série de fatores, que vão desde a exposição solar excessiva até ingestão de medicamentos e fatores hormonais. Por isso, conhecer a sua causa é fundamental para adotar o tratamento adequado.

Manchas na pele: o que pode ser?

As manchas na pele surgem a partir de estímulos dados à célula responsável pela pigmentação da pele, o melanócito, que produz melanina. Por isso, as manchas adquirem uma coloração mais escura do que a pele normal.

As causas das manchas na pele podem ser inúmeras, porém as principais são melanose ou mancha senil, causada pela idade avançada; efélides ou sardas, devido à exposição solar; melasmas, que, em geral, surgem após gravidez, uso de pílula anticoncepcional ou exposição ao sol; bem como manchas pós-acne ou ceratose seborreica, que são lesões ásperas que ocorrem na face, membros, tórax e couro cabeludo.

Manchas escuras no corpo

As manchas escuras no corpo podem ser causadas por excesso de sol, pela idade ou por queimadura com limão. Entretanto, em casos mais graves, as manchas escuras no corpo podem ser sinal de melanoma, câncer de pele agressivo e, em alguns pacientes, fatal. Manchas após lesões também podem ter coloração escura, porém elas tendem a sumir conforme o tempo for passando. Há, ainda, pintas com coloração escura. Presentes desde o nascimento, elas podem ter tamanhos variados e apresentar colorações diferentes.

Manchas vermelhas

As manchas vermelhas no corpo podem ter uma série de razões, porém, as mais comuns são doenças como psoríase, micose, alergias, eczemas, lúpus e dermatoviroses, como zika, dengue ou rubéola. Alguns casos de câncer de pele, como o carcinoma basocelular, também geram manchas vermelhas em áreas mais expostas ao sol. Geralmente, esse tipo de lesão maligna sangra.

Manchas brancas

Manchas brancas na pele podem indicar micoses, vitiligo, falta de determinadas vitaminas, ou seja, deficiência nutricional. Apenas um especialista poderá avaliar os sintomas das manchas e determinar a causa exata desse problema, prescrevendo o melhor tratamento.

Manchas nas costas

A região das costas pode ficar muito exposta ao sol e, consequentemente, apresentar maior índice de lesões e manchas. Por isso, é frequente observar manchas nas costas de pacientes, que também podem sofrer com manchas causadas por espinhas nessa região. Casos mais raros incluem câncer de pele nas costas e, por isso, esse tipo de mancha deve ser avaliado por um médico dermatologista.

Manchas na perna

Manchas na perna podem ter diversas causas, desde pequenas alergias até um câncer de pele. A ingestão de alguns medicamentos podem causar manchas nessa região, bem como exposição ao sol, irritação por atrito e úlcera de perna, causada por doenças venosas ou arteriais. Determinados tipos de manchas na perna podem indicar um melanoma e, por isso, o diagnóstico deve ser feito por um dermatologista.

Quando procurar um médico?

O surgimento de uma mancha na pele deve ser motivo de preocupação quando ela aumentar, mudar de forma ou até coloração. Lesões que sangram também precisam de atenção e, por isso, é importante ficar atento a esses sinais e procurar um dermatologista o quanto antes.

Tratamento

O tratamento das manchas de pele varia de acordo com a sua causa. Alergias, por exemplo, podem ser tratadas com pomadas ou ingestão de medicamentos específicos, ao passo que casos mais graves preveem, inclusive, a realização de biópsias para confirmar ou descartar o diagnóstico de melanoma. O melhor tratamento será prescrito por um médico dermatologista, que tem conhecimento para realizar o diagnóstico correto.

Foto: © SERGEI PRIMAKOV - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tipos de manchas na pele', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade