Meningite fulminante - Definição

Definição de meningite fulminante

A meningite é uma inflamação das meninges, as três membranas que cobrem o sistema nervoso central, cérebro e medula espinhal. Na sua forma mais grave, ela é qualificada como meningite fulminante e pode ser fatal. Neste caso, a inflamação é de origem bacteriana, geralmente o meningococo.

Esse tipo de meningite afeta crianças e seus sinais são dores de cabeça, febre alta, nuca rígida e dolorosa, dificuldade para suportar a luz (fotofobia) e sons (fonofobia). Rapidamente podem aparecer sobre a pele púrpuras, placas vermelhas escuras que não desaparecem sob pressão. Nesses casos, o tratamento é urgente e feito à base de antibióticos. Se a ação for rápida, é possível curar a doença sem deixar sequelas.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Meningite fulminante - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade