Foliculite

Novembro 2017


Definição

uma foliculite aparece após a inflamação de um folículo pilosebáceo (inflamação da base do pelo). De fato, ele está localizado sob a derme, e nasce sob a pele. O pelo nasce no folículo e se exteriora abaixo da pele. O furúnculo é uma infecção profunda desse folículo: inflamação neste caso é imputada na presença de um germe patogênico: o estafilococo dourado.

Manifestações

os furúnculos são causados por uma sensibilidade da zona afetada e são mais comuns nas pessoas inmunodeprimidas e diabéticas.
O furúnculo vai se manifestar pela:
  • Formação de um inchaço em torno de um pelo, com endurecimento da base;
  • A presença da vermelhidão, calor em torno da lesão;
  • A evolução se faz em alguns dias para a eliminação do folículo, deixando uma pequena mancha de fundo vermelho;
  • Em alguns casos, diversos furúnculos podem se localizar no mesmo lugar (geralmente no pescoço ou costas) e dar febre.
  • Quando os episódios do furúnculo se repetem com frequência, falamos de furunculose.

Diagnóstico

o diagnóstico é feito após exame clínico. O médico ou dermatologista examina as lesões. Uma amostra local pode ser igualmente efetuada. A análise confirmará a presença do estafilococo dourado.

Tratamento

o tratamento vai variar em função do caso encontrado e do estado da doença. Ele é fortemente desaconselhado manipular um furúnculo, para evitar a disseminação dos germes. Em geral, o tratamento consiste em aplicar uma compressa protetora, uma desinfecção local e cremes antibióticos às vezes. Em paralelo, uma higiene de limpeza das mãos é necessária.
Os antibióticos serão utilizados sistematicamente nos furúnculos, associados à lavagem das roupas de cama com altas temperaturas (90°) e uma higiene cotidiana antisséptica.

Prevenção

para prevenir a aparição de furúnculos, medidas simples de higiene podem ser suficientes. O uso de roupas largas traz um certo benefício sobre a frequência dos furúnculos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Foliculite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.