Midríase - Definição

Definição de midríase

A midríase é o aumento do tamanho da pupila. Normalmente, esse fenômeno se produz para adaptar a visão quando está escuro e permitir maior captação dos raios luminosos. Ao contrário, em casos de exposição a grandes quantidades de luz, a pupila se contrai: falamos de mioses. O flexo miotático se testa iluminando cada olho de maneira alternada: a pupila se contrai à luz e se dilata quando a luz é retirada.

A midríase é o estado anormalmente dilatado da pupila. Ela pode afetar os dois olhos, em algumas intoxicações e morte cerebral, ou apenas um olho. Nesse último caso, diversas doenças do olho podem ser a causa. Entre elas, compressão de parte do cérebro. Uma tomografia de urgência deve ser realizada se esses sinais estiverem presentes durante uma consulta oftalmológica.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Midríase - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade