Nervo pneumogástrico - Definição

Definição de nervo pneumogástrico

O nervo pneumogástrico é um nervo que responde a diversos apelos: nervo vago, nervo vagal, ou nervo parassimpático. Trata-se de um nervo muito longo e localizado de cada lado do organismo, percorrendo do crânio até o abdômen. Aliás, esse nervo se divide em diversos ramos que asseguram a inervação de músculos e órgãos respiratórios (faringe, laringe, pulmões), coração e do sistema digestivo.

O nervo pneumogástrico assegura principalmente as funções do fígado: motora, dando a ordem a alguns músculos por comando involuntário a se contrair ou relaxar, mas também sensitivo, tornando possíveis as sensações das zonas inervadas. Ele também possui atividade importante no sistema nervoso autônomo ou vegetativo, permitindo a transmissão dos impulsos nervosos responsáveis pelas atividades automáticas de diversos órgãos. Uma hiperatividade deste nervo pode provocar reação vagal (sem gravidade).

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Nervo pneumogástrico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade