Nervo simpático - Definição

Definição de nervo simpático

Um nervo simpático é aquele que pertence ao sistema nervoso simpático que, por sua vez, pertence ao sistema nervoso vegetativo ou autônomo no qual as fibras nervosas inervam essencialmente órgãos das cavidades torácica e abdominal, regulando com isso suas atividades de maneira automática.

O sistema nervoso simpático funciona com a ajuda de dois mediadores químicos (adrenalina e noradrenalina) para provocar aumento ou diminuição da intensidade de funções controladas. Entre elas estão aceleração do ritmo cardíaco, constrição e dilatação de vasos sanguíneos e relaxamento de músculos automáticos.

Os nervos simpáticos são comumente solicitados em casos de agressão sobre o organismo, especialmente para se adaptar às consequências do ambiente aumentando a tensão arterial, a força de contração do coração e privilegiando o fluxo sanguíneo aos órgãos chamados nobres, como coração e cérebro.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Nervo simpático - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade