Nervo vago - Definição

Definição de nervo vago

O nervo vago ou nervo pneumogástrico é um nervo longo par (localizado de cada lado do corpo) que percorre uma grande parte do corpo humano, do cérebro até o abdômen. O nervo vago está ligado a diversos órgãos e músculos que pertencem ao sistema respiratório, cardíaco e digestivo, especialmente. É também um nervo motor, permitindo aos músculos lisos o controle automático de se contrair ou relaxar, mas também um nervo sensorial, permitindo portanto sentir sensações nas zonas que ele atravessa.

Possui também uma atividade importante saindo do sistema nervoso autônomo ou vegetativo, e depois permitindo a transmissão dos impulsos nervosos responsáveis por atividades automáticas de diversos órgãos. Uma sobre atividade do nervo vago pode causar um mal estar vagal.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Nervo vago - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade