Nervos periféricos - Definição

Definição de nervos periféricos

Os nervos periféricos são os mais numerosos nervos ligando o sistema nervoso central, formado pelo cérebro e medula espinhal, localizado ao longo da coluna vertebral, dos diferentes músculos e órgãos do corpo. Eles formam também o sistema nervoso periférico, em oposição ao sistema nervoso central superior. Eles são também nervos motores (dando ordens aos diferentes músculos para se contrair) e sensitivos (transmitindo as sensações da zona do corpo inervado até o sistema nervoso central).

A maior parte das dores nervosas (neuropatias) afetam os nervos periféricos. Em função do número de nervos afetados ou da sua localização, diversos termos podem ser utilizados para descrever essas neuropatias, como mononeurite (problema em um único nervo), multineurite (afetando diversos nervos) e polinevrites (quando as fibras nervosas mais longas são afetadas).

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Nervos periféricos - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade