Neuropatia axonal - Definição

Definição de neuropatia axonal

A neuropatia é um termo genérico que define uma patologia que afeta um nervo. Uma neuropatia axonal é aquela localizada nos axônios, ou seja, as prolongações dos neurônios que veiculam as informações entre os diferentes neurônios ou de um neurônio a uma célula. Os axônios podem ser afetados após um violento choque no nervo, uma doença ou até pelo uso de alguns medicamentos.

Essa neuropatia se distingue das mielinopatias ou neuropatias desmielinizantes atingindo a mielina, substância que cerca o axônio e permite uma transmissão mais rápida dos impulsos nervosos. A informação é, portanto, mais lenta em caso de destruição da mielina. A neuropatia axonal pode se manifestar como toda neuropatia, através de sinais como transtornos motores ou sensitivos, de localização diversa ou seguindo os neurônios afetados.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Neuropatia axonal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade