Gravidez extra uterina (GEU)

Novembro 2017


Definição

Uma gravidez extra uterina (GEU) é uma gravidez patológica cujo desenvolvimento se situa fora da cavidade uterina. O óvulo embrionário não migra até o útero e se instala nas trompas na maioria dos casos. Ele pode se implantar também em outros lugares(como abdomen) . Diversos fatores foram reconhecidos como aumentando o risco de surgimento de uma GEU: o tabaco, alguns tipos de pílulas contraceptivas (as microprogestativas), o DIU, uma fecundação in vitro, patologias afetando as trompas (principalmente salpingite).

Manifestações

a gravidez extra uterina é uma gravidez patológica. Os sinais são:
  • Ausência de menstruações (amenorreia)
  • Metrorragias: sangramentos surgindo fora das menstruações;
  • Dores pélvicas ou abdominais baixas.

Diagnóstico

o diagnóstico é feito após uma consulta ginecológica. Na palpação, o ginecologista pode identificar dores ou sentir uma massa pélvica. Um exame com espéculo e um toque vaginal completam o exame. Dois exames são indispensáveis para confirmar o diagnóstico da GEU: o exame de sangue para identificar a taxa de BHCG, um hormônio que aumenta progressivamente no início da gravidez, e um ultrassom que permite autentificar a ausência da gravidez na cavidade uterina e localizar a GEU. Nos casos mais graves, ela pode ser identificada após o rompimento da trompa. Sangramentos abdominais provocando uma hemorragia devem ser tratados rapidamente.

Tratamento

a hospitalização é indicada em casos de gravidez extra uterina. Um acompanhamento é efetuado com um terapeuta. O tratamento médico ou cirúrgico se da de acordo com o avanço da gravidez e sua localização. O tratamento médico faz uso de um medicamento, o metotrexato, injetado intramuscular. Um acompanhamento da taxa decrescente do BHCG permite afirmar o fim da gravidez. Outra alternativa se possível preferida é a cirúrgica e se necessário a aspiração da gravidez após sua localização. Em alguns casos, a trompa deve ser removida: é a salpingectomia.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Gravidez extra uterina (GEU)', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.