Obesidade - Definição

Definição de obesidade

A obesidade corresponde a uma concentração muito elevada de massa gordurosa no organismo com aumento do volume do tecido adiposo. Além de ser fator de risco para uma série de doenças (hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares etc.), a obesidade por si só já é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ela é classicamente avaliada pelo cálculo do índice de massa corporal (IMC) pela fórmula peso (em quilogramas) dividido pela altura (em metros) ao quadrado. No adulto, o valor normal do IMC está entre 19 e 25. Pacientes com IMC entre 25 e 30 são diagnosticados com sobrepeso. O obesidade se dá em IMC acima de 30. Casos de IMC acima de 40 são considerados como obesidade mórbida.

O excesso de peso é geralmente causado por maus hábitos de vida (sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas), mas fatores genéticos também estão envolvidos, pois o organismo de algumas pessoas armazena mais gordura do que o normal. O tratamento da obesidade pode tomar diferentes aspectos. Nos casos de obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica é uma dessas opções.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Obesidade - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade