Obesidade androide - Definição

Definição de obesidade androide

A obesidade androide é um grande excesso de massa gordurosa, localizada na parte superior do corpo, em particular no abdômen, causando um ventre muito volumoso. Ela é oposta à obesidade ginecóide, na qual o sobrepeso gorduroso se localiza mais voluntariamente nas nádegas e coxas.

A obesidade androide pode ser causada por um consumo excessivo de comida e falta de atividade física em um indivíduo masculino, mais raramente feminino. Ela pode, também, ser favorecida por problemas hormonais, doenças genéticas, ou, às vezes, por medicamentos como corticoides tomados durante longos períodos.

Essa forma é mais perigosa para a saúde do que a obesidade ginecóide, pois ela geralmente desenvolve em um quadro de diabetes e diversos problemas cardiovasculares. O tratamento é feito com um bom acompanhamento de regime alimentar, atividade física e acompanhamento da aparição das complicações.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Obesidade androide - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade