Obnubilação - Definição

Dezembro 2017


Definição de obnubilação

A obnubilação é um problema da consciência, durante o qual a capacidade de vigilância é diminuída. A pessoa apresenta estado letárgico, sem reação diante de estímulos exteriores (barulhos, mudanças bruscas da luminosidade etc.) e não responde às questões que são feitas. O estado de consciência é avaliado pela escala de Glasgow, que avalia o estado de abertura dos olhos, fala e movimentos. A obnubilação pode ser um estado de pré-coma. Ela é geralmente causada por problema no cérebro ou na medula espinhal: intoxicação, tumor, acidente vascular cerebral, entre outros. Em pacientes diabéticos, a obnubilação pode ser igualmente provocada por hipoglicemia. O tratamento depende da causa.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de outubro de 2017 às 16:36 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Obnubilação - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.