Osteofitose marginal - Definição

Abril 2017


Definição de osteofitose marginal

Uma osteofitose marginal é a presença de um ou mais osteófitos na parte externa de uma articulação. Ela aparece quase exclusivamente no caso de evolução de uma artrose, patologia degenerativa da cartilagem articular. Um osteófito marginal é uma protuberância óssea que aparece unicamente na face exterior da articulação e não no interior da mesma. Na coxartrose, artrose da articulação da bacia, a osteofitose marginal é comum e se localiza em relação às partes exteriores do acetábulo, parte da bacia que se insere na cabeça femoral, seja na base da cabeça do fêmur ou na conjunção com o colo femoral.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de março de 2017 às 14:11 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Osteofitose marginal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.