Hemorroidas internos

Novembro 2017


Definição

a patologia hemorroidária é comum. Os hemorroidas são estruturas normais do organismo compostas de sangue e localizadas no ânus. Utilizados o termo hemorroidas no caso onde elas causam sintomas. Elas aparecem após a dilatação das veias no ânus. Eles podem ser internos, situados acima do músculo do esfíncter do ânus, ou externos, localizados abaixo. Os hemorroidas internos ao contrário dos externos, não são geralmente visíveis para observação.

Manifestações

os hemorroidas internos podem provocar:
  • Dores na parede interna do ânus. As dores se tornam paroxísticas durante as crises;
  • Sangramentos mais ou menos sérios, aparecendo no momento das fezes e separado das fezes, geralmente encontrado no papel higiênico;
  • Presença de massas internas palpáveis e que causam incômodo.

Esse quadro clínico orienta para a doença hemorroidária interna.

Diagnóstico

A constatação de dores, o incômodo sentido e os sangramentos levam a uma consulta médica. Para visualizar os hemorroidas internos, é necessário observar o interior do ânus através de uma anuscopia que identifica os hemorroidas internos. Ele exame é às vezes complementado por uma colonoscopia total em caso de fator de risco de câncer coloretal.

Tratamento

o tratamento se baseia em:
  • Uma regularização do trânsito intestinal;
  • Um tratamento chamado de instrumental que pode fazer uso de diversos métodos: a ligadura elástica, espécie de elástico colocado na base de hemorroida, a foto coagulação infravermelha utilizando raios luminosos, a crioterapia utilizando o frio ou injeções de produtos esclerosantes;
  • Em alguns casos, uma intervenção cirúrgica é necessária com retirada dos hemorroidas por hemorroidectomia, ou uma técnica por ligadura.

Prevenção

a luta contra a constipação, e por sua vez os hemorroidas, para uma regularização do trânsito com uma dieta rica em fibras, ou até a tomada de laxantes, evita o surgimento de hemorroidas. É aconselhado igualmente evitar os esforços na hora de defecar.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Hemorroidas internos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.