Pediculose - Definição

Definição de pediculose

Pediculose é um termo genérico que define a infestação do organismo por piolhos, pequenos insetos que se alimentam do sangue humano. Existem diferentes formas de pediculose, mas a mais conhecida é a pediculose da cabeça, que afeta o couro cabeludo. Duas outras formas são a pediculose corporal, causada pelo piolho do corpo, e a ftiríase, causada por uma contaminação do piolho do púbis.

O principal sintoma da doença é uma forte coceira na área infestada. Pequenos botões podem aparecer em função das lesões causadas pelas coceiras. Eles não são fáceis de descobrir e seus ovos - as lêndeas - aparecem como pequenos pontos brancos aderindo à base do pelo. O isolamento é necessário, pessoas próximas devem ser examinadas e tratadas e medidas de higiene devem ser tomadas.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Pediculose - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade