Rompimento da bolsa - Definição

Novembro 2017


Definição de rompimento da bolsa

O rompimento da bolsa marca o início do processo do parto. A água perdida é, na verdade, líquido amniótico contido na bolsa amniótica, que abriga o feto. A bolsa amniótica é preenchida por líquido à medida que o feto se desenvolve. Antes do parto, a bolsa amniótica é palpável ao toque vaginal e o colo do útero se dilata, um centímetro por hora aproximadamente uma vez que o trabalho de parto se inicia, e a ruptura da bolsa é próxima.

Durante o trabalho de parto, a bolsa se rompe: o líquido é derramado. Se a ruptura da bolsa amniótica é muito precoce antes da saída do recém nascido (falamos de 12 horas em média), os riscos de infecção que possam atingir o bebê é grande. Por vezes, a ruptura da bolsa ocorre fora do hospital e uma saída de líquido na vagina é sentida pela paciente: é de onde vem a expressão \"rompimento da bolsa\".
Publicado por asevere. Última modificação: 9 de novembro de 2015 às 13:48 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Rompimento da bolsa - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.