Peritônio - Definição

Novembro 2017


Definição de peritônio

O peritônio é uma membrana muito fina e sólida formada por duas camadas. A camada parietal recobre toda a parede interna da cavidade abdominal enquanto a camada visceral cobre a face externa dos órgãos contidos na cavidade, tais como fígado, pâncreas, baço, estômago, intestino delgado e cólon. A principal função do peritônio é proteger os órgãos contra infecções.

O peritônio pode ser alvo de infecções que surgem espontaneamente ou após vazamentos na cavidade abdominal de materiais oriundos de outros órgãos. Os sintomas da peritonite são dores abdominais intensas e rapidamente difundidas pelo abdômen, problemas digestivos, febre e abdômen endurecido. Depois da confirmação, os tratamentos com antibióticos e operação cirúrgica são indispensáveis.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 24 de outubro de 2017 às 13:34 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Peritônio - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.