Peritonite apendicular - Definição

Novembro 2017


Definição de peritonite apendicular

A peritonite é uma inflamação do peritônio, membrana composta de duas camadas que recobrem e protegem os órgãos situados no abdômen. Ela é muitas vezes secundária a perfuração de um órgão abdominal que despeja seu conteúdo na cavidade normalmente vazia delimitada pelas duas camadas. Uma das fomas mais frequentes da doença é a peritonite apendicular, que ocorre no quadro de evolução de uma apendicite.

Os sintomas da peritonite apendicular são dores muito violentas, começando geralmente na parte inferior direita do abdômen e difundidas rapidamente por toda a área, febre acompanhada por vezes de vômitos e interrupção das evacuações. O abdômen se encontra endurecido e contraído e o diagnóstico é confirmado por um exame de sangue associado a uma ecografia. O tratamento exige intervenção cirúrgica assim como uso de antibióticos.
Publicado por asevere. Última modificação: 3 de fevereiro de 2016 às 10:01 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Peritonite apendicular - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.