Petéquias - Definição

Novembro 2017


Definição de petéquias

As petéquias são pontos de pequeno tamanho e coloração entre vermelho e violeta que aparecem mais comumente na pele, mas também podem ocorrer na superfície de certos órgãos ou na parede interior de certas cavidades, como a bexiga. Estes pontos são efeitos de pequenas hemorragias. As petéquias são sintomas da púrpura, condição responsável pela formação dessas lesões de pele por extravasamento de sangue ou sua saída pela membrana de pequenos vasos situados abaixo da pele. As petéquias são, nesse sentido, as menores lesões de púrpura que podem surgir. A características desses pontos é não desaparecerem mesmo quando é aplicada pressão sobre eles.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 7 de novembro de 2017 às 14:43 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Petéquias - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.