Hérnia umbilical

Novembro 2017


Definição

uma hérnia é a saída de um órgão ou uma parte de um órgão da sua cavidade através de um orifício natural ou não. A hérnia umbilical é uma proeminência para o exterior da parede abdominal no umbigo. Ela é mais comum nas crianças do que nos adultos, sobretudo nos meninos e ainda mais nos indivíduos negros. Esse tipo de hérnia é geralmente presente desde o nascimento e sua causa é congenital. Latente no adulto, ela se revela após o aumento da pressão no interior do abdômen, causada por uma gravidez, obesidade ou cirrose. Essa protuberância é formada por elementos normalmente contidos no abdômen como a gordura ou uma porção do intestino, através do umbigo.

Manifestações

uma hérnia umbilical se manifesta da seguinte maneira:
Uma massa aparecendo no umbigo que pode ser reintegrada na cavidade abdominal;
Um incômodo estético;
Dores raramente na ausência de complicações;
Problemas digestivos;
Uma oclusão intestinal ou até uma insuficiência respiratória nos casos mais graves.
A principal complicação é um estrangulamento: ela não é reduzível, se torna dolorosa, dura.

Diagnóstico

o diagnóstico da hérnia umbilical é muito simples. A simples visão de uma protuberância no umbigo, uma pequena massa sensível à palpação, é suficiente para fazer o diagnóstico. Exames complementares não são geralmente necessários.

Tratamento

nas crianças, a hérnia umbilical não requer cuidados muito precoces, pois o fechamento espontâneo se faz antes dos 4 anos. Em caso de persistência, uma cirurgia pode ser realizada. No adulto, o tratamento também é cirúrgico em caso de incômodo estético ou complicações. Para isso, existem diferentes tipos de intervenções: laparoscopia ou cirurgia de sutura da parede muscular para a fechar, endoscopia para ser menos agressiva e fazer uma pequena cicatriz ou o recurso de uma prótese para reforçar a parede abdominal.

Prevenção

não existe nenhum meio de prevenir uma hérnia umbilical.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Hérnia umbilical', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.