Polineuropatia diabética - Definição

Novembro 2017


Definição de polineuropatia diabética

A polineuropatia diabética é uma das formas mais comuns de neuropatia diabética, uma complicação neurológica de diabetes mellitus que afeta os nervos periféricos, isto é, não a partir do sistema nervoso central, cérebro e espinal medula. É caracterizada pela deterioração de ambos os lados do corpo de forma simétrica, com dores nervosas como queimaduras ou sensações de esmagamento, uma queda na sensibilidade além de parestesias como formigamentos ou dormências, principalmente nos membros inferiores, de aparição e agravamento progressivos.

É possível diminuir os riscos e os efeitos por controles glicêmicos regulares e tratamentos médicos adaptados para obter um equilíbrio da diabetes o melhor possível, pois é o excesso crônico de açúcar no sangue que está na origem. A polineuropatia diabética afeta principalmente os membros inferiores, pois são nervos de fibras mais longas que são afetadas.
Publicado por asevere. Última modificação: 14 de setembro de 2015 às 23:52 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Polineuropatia diabética - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.