DIU - Definição

Definição de DIU

O DIU, também chamado de dispositivo intrauterino, é um meio de contracepção. É um objeto em forma de T, feito geralmente de plástico e colocado no útero por um médico de clínica geral ou um ginecologista. O tipo mais comum de DIU é o de fibras de cobre. Estes têm um mecanismo comum para impedir a implantação do óvulo no revestimento endometrial do útero que permite o seu desenvolvimento inicial.

Ele é implantado durante a menstruação e sua eficácia é de cinco anos. O útero pode ser medido com um histerômetro e, depois, o dispositivo é inserido no colo do útero com um tubo chamado de aplicador, que é, em seguida, retirado. Por outro lado, não são todas as mulheres que podem usar esse meio de contracepção, por algumas contraindicações.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'DIU - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade