Cintilografia - Definição

Novembro 2017


Definição de cintilografia

A cintilografia é uma técnica de imagem médica realizada unicamente nos serviços de medicina nuclear. Ela consiste em injetar no paciente uma substância radioativa em um órgão ou tecido, que graças às radiações emitidas pela substância que vai circular e se fixar sobre algumas áreas, e captadas por uma câmera específica, designará uma imagem visual da zona a ser explorada. Existem diferentes tipos de cintilografias: óssea, pulmonar, cardíaca.

Esse exame, sem perigo à saúde em função das baixas doses de raios, permite descobrir diversos problemas de saúde. Ela permite pesquisar as metástases ósseas na avaliação da extensão dos cânceres, a procura de uma embolia pulmonar nos pulmões, ou o estudo do funcionamento de alguns órgãos como para o estado de vascularização do coração na cintilografia miocárdica ou para os rins na cintilografia renal.
Publicado por asevere. Última modificação: 30 de novembro de 2015 às 21:25 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cintilografia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.