O que é hiperglicemia

Dezembro 2017

A hiperglicemia em jejum corresponde a uma taxa de açúcar no sangue superior a 1,26g por litro no sangue: ela sinaliza a existência de uma diabetes açucarada.


O que é hiperglicemia

A hiperglicemia é um problema que se manifesta pelo exagero da taxa de açúcar no sangue. Esse fenômeno é natural após uma refeição e a utilização da glicose pelas células associada à ação da insulina permitem regular a glicemia. Ela também é encontrada em febres, doenças de fígado ou quando o corpo está sob influencia da adrenalina.

Sintomas de hiperglicemia

A hiperglicemia, quando for transitória, pode passar desapercebida, porém pode causar sintomas como fadiga e sonolência, sede intensa, emagrecimento e vontade frequente de urinar.

Complicações da hiperglicemia

Um problema da retina (retinopatia) com a evolução para a cegueira, problemas nos rins (nefropatia) com evolução para uma insuficiência renal, males nos neurônios (neuropatia) com degeneração progressiva, problemas nas artérias que favorecem a formação do ateroma, depósito que diminui o calibre das artérias e maior susceptibilidade às infecções são consequências da hiperglicemia.

Como diagnosticar a hiperglicemia

O diagnóstico de uma hiperglicemia se efetua em laboratório, por um exame de sangue que permitirá medir a taxa de glicemia. Esses exames são feitos em jejum. A partir de um determinado limiar, 1.26g por litro de sangue, é dado o diagnóstico de diabetes.

Tratamento da hiperglicemiao

Em caso de hiperglicemia, se a pessoa for diabética, ela deve controlar de perto sua diabetes com o recurso de medicamentos ou injeções de insulina se for necessário. Também deve seguir um tratamento à base de uma boa dieta, exercício físico e a luta contra todos os fatores de riscos cardiovasculares.

Foto: © Dmitry Melnikov - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 14 de outubro de 2017 às 20:25 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'O que é hiperglicemia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Hepatite C: transmissão, sintomas e tratamento
Câncer do colo do útero: sintomas e tratamento