Hiperfagia

Novembro 2017


Definição

A hiperfagia é a ingestão de grandes quantidades de alimentos. Ela se manifesta por uma vontade irresistível de comer sem real sensação de fome. As quantidades de comida consumidas são grandes e engolidas sem mastiga. A comida é absorvida continuamente. Esse sintoma faz parte da bulimia, que é uma patologia de origem psiquiátrica. A bulimia surge por crises de hiperfagia seguidas por um mal estar profundo, uma mistura de vergonha, culpa e auto-aversão. Diferentemente da bulimia, a hiperfagia não é seguida de vômito, e portanto o peso não está sob controle. Ela afeta tanto mulheres quanto homens, e tem uma causa psicológica. Pode tratar-se de compensação e consolação após um sentimento de solidão ou uma falta de confiança em si.

Manifestações

a hiperfagia se manifesta da maneira seguinte:
  • Ingestão de alimentos em contínuo diversos e variados, sem preferencia particular;
  • Uma vontade de comer os alimentos calóricos até mesmo um pacote ou caixa inteiros;
  • Um estado extremo de nervoso;
  • Um leve ou grande sobrepeso;
  • Um aumento da taxa de colesterol de acordo com os alimentos ingeridos;
  • Riscos de diabetes;
  • Mal estar.

Diagnóstico

o diagnóstico da hiperfagia se faz pela observação dos comportamentos evocados: um consumo dos alimentos mais rápido que o normal ou durante mais tempo, com refeições solitárias para disfarçar esse comportamento aos outros e uma sensação de desgosto em si.

Tratamento

a hiperfagia se cura da mesma maneira que outros transtornos alimentares. Um acompanhamento médico apenas não é às vezes suficiente e deve ser acompanhado de um cuidado psicológico para compreender as razões que levaram a esse comportamento.

Prevenção

a prevenção da hiperfagia passa pela compreensão do seu problema. É necessário também aprender a gerir o seu estresse e seus desejos incontroláveis de alimentação.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Hiperfagia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.