Quadríceps - Definição

Fevereiro 2018


Definição de quadríceps

O termo quadríceps significa etimologicamente "que possui quatro cabeças". Um músculo pode dividir as suas fibras musculares em diversas partes: falamos então de cabeças. Entre os músculos de várias cabeças, distinguem-se os de duas cabeças (bíceps), três cabeças (tríceps) ou quatro cabeças (quadríceps). Geralmente falamos do quadríceps femoral localizado na parte frontal da coxa, próximo ao fêmur. Este músculo desempenha um papel essencial no caminhar, pois permite a flexão da coxa sobre a pelve e extensão da perna na coxa. É, portanto, um músculo muito exigido em muitos esportes, como futebol, tênis, ciclismo e esportes de inverno.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 29 de janeiro de 2018 às 09:54 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Quadríceps - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Azia - Definição
Ráquis cervical - Definição