Ráquis cervical - Definição

Fevereiro 2018


Definição de ráquis cervical

O ráquis cervical é a parte superior da coluna vertebral, que se estende da base do crânio até a base do pescoço. Ele é composto de sete vértebras cervicais, onde as duas primeiras, chamadas de atlas e axis, formam o ráquis cervical superior. O conjunto se caracteriza pela sua grande mobilidade e por vértebras de pequeno tamanho em comparação com o conjunto da coluna vertebral. O ráquis cervical é curvado para frente, onde falamos de lordose cervical. Ele permite a sustentação da cabeça, mas também a proteção da medula espinhal e das raízes nervosas que saem dela, com destino principalmente ao pescoço e membros superiores.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 29 de janeiro de 2018 às 09:53 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Ráquis cervical - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Quadríceps - Definição
Ráquis lombar - Definição