Rim - Definição

Definição de rim

Os rins são dois órgãos localizados na parte posterior do abdômen na região lombar, exercendo diversas funções no organismo. Apesar de ser possível viver normalmente após a retirada de um rim, esses órgãos asseguram funções essenciais como a eliminação dos dejetos tóxicos após filtragem do sangue, que serão evacuados na urina.

Após sua passagem pelo néfron, unidade estrutural do rim que filtra o sangue, a urina primária resultante circula por diferentes tubos, permeáveis a substâncias diferentes, que, sob a influência de hormônios, permitem a reabsorção de água e outras moléculas, gerando então a urina propriamente dita, que será despejada na uretra, tubo ligado à bexiga.

Os rins permitem também regular o equilíbrio hídrico, o armazenamento de água no organismo e diversas outras moléculas do corpo. Secretam hormônios necessários para regular a pressão arterial e estimular a produção dos glóbulos vermelhos pela medula óssea.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Rim - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade