Escotoma - Definição

Fevereiro 2018


Definição de escotoma

Escotoma é um termo que define uma deficiência de uma parte do campo visual. Ele pode se manifestar como uma placa escura no campo visual e é chamado nesse caso de escotoma positivo. No entanto, quando trata-se de uma lacuna no campo visual, área onde o paciente não enxerga nada, falamos de escotoma negativo. O escotoma pode representar um problema oftalmológico na retina, que pode ser devido a um caso de descolamento da retira, ou neurológico por um problema no nervo ótico. Quando se detecta um escotoma,um exame do campo visual por um oftalmologista como a cartela de Amsler permite investigar possíveis causas.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 9 de fevereiro de 2018 às 18:05 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Escotoma - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Esclerose múltipla - Definição
Sela túrcica - Definição