Septo - Definição

Novembro 2017


Definição de septo

Um septo é um termo de anatomia que descreve uma membrana que separa duas cavidades de um mesmo órgão. O septo interventricular separa o ventrículo cardíaco direito do ventrículo cardíaco esquerdo, o septo interatrial separa os dois átrios cardíacos, o septo pelúcido separa os ventrículos de cada hemisfério cerebral e o septo nasal separa as duas narinas. Em caso de presença de um orifício anormalmente presente em alguns septos, as duas cavidades de comunicam. Isso pode ser o caso de más formações cardíacas: denominamos comunicação interventricular (CIV) se ela afeta o septo interventricular, e comunicação interatrial (CIA) para os átrios.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 8 de maio de 2017 às 14:52 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Septo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.