Sinusite maxilar - Definição

Novembro 2017


Definição de sinusite maxilar

O seio maxilar é uma cavidade oca no interior do osso maxilar, abaixo da órbita e situado em relação à parte superior da bochecha. Ele faz parte dos seios do rosto, cavidades cheias de ar se comunicando com as fossas nasais. O seio maxilar é, como todas as outras cavidades nasais, revestido de mucosa.

Uma sinusite é a inflamação dos seios, causada geralmente por uma infecção bacteriana, viral ou micótica tendo como sintoma comum a febre, nariz escorrendo e rinorréia, escoamento nasal. A sinusite maxilar se diferencia pela presença de uma suborbitária que é aumentada quando o paciente inclina a cabeça para frente. O tratamento comum para as sinusites agudas utiliza antibióticos e um descongestionante nasal, associado a corticoides.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 8 de maio de 2017 às 10:45 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Sinusite maxilar - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.