Sódio no sangue - Definição

Definição de sódio no sangue

O sódio é um elemento químico presente em forma de íons positivos de fórmula Na+ dissolvido no plasma sanguíneo. Esse íon participa de diversas reações químicas do organismo. A presença do sódio no sangue permite regular a passagem de água a partir do sangue para as células do organismo e vice versa. A concentração de sódio no sangue depende das quantidades de sódio e de água presentes em todo o organismo.

Ele age igualmente nos rins para os mecanismos de regulação da quantidade de água para eliminar ou reabsorver. A quantidade de sódio presente no sangue, chamada de natremia, é o reflexo do estado de hidratação das células do organismo: em caso de aumento dessa concentração acima dos valores normais, falamos de uma hipernatremia que mostra uma desidratação das células e, de forma oposta, a hiponatremia define uma quantidade muito alta de água nas células.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sódio no sangue - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade