Espasmo do esôfago - Definição

Definição de espasmo do esôfago

O espasmo do esôfago é uma contração involuntária dos músculos situados em torno do esôfago e, principalmente, o esfíncter inferior do esôfago. Existem dois esfíncteres do esôfago que possuem formato de anel e têm como papel principal impedir o refluxo dos alimentos. É a mesma função de outros músculos que garante o peristaltismo, que é a progressão do conteúdo do esôfago.

Falamos de acalasia ou mega-esôfago idiopática quando o peritaltismo do esôfago é insuficiente ou ausente. Em paralelo, o esfíncter inferior continua contraído ao invés de se relaxar na passagem do bolo alimentar. Isso causa dificuldades para comer e dores, que podem ser graves tanto para líquidos quanto sólidos. Vômitos pouco tempo após as refeições ou dores torácicas podem estar presentes. O diagnóstico é realizado após uma endoscopia, que estuda as pressões no nível desse órgão.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Espasmo do esôfago - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade