Esteatose hepática difusa - Definição

Abril 2017


Definição de esteatose hepática difusa

A esteatose hepática é o acúmulo de gordura nas células do fígado. A doença é considerada difusa quando todo o tecido hepático é afetado por ela. Em geral, a esteatose hepática difusa corresponde a um estado avançado de esteatose e provoca aumento de tamanho do fígado. Esse aumento pode provocar também sensibilidade e dor e costuma ser causado por uma dieta rica em gorduras. Porém, no caso específico da esteatose difusa, seu principal causador é o alcoolismo crônico. Um ultrassom ou tomografia computadorizada podem confirmar o diagnóstico e controlar a evolução da doença, que normalmente se desenvolve em direção a uma cirrose hepática. Abandonar o consumo de álcool e adotar hábitos alimentares saudáveis são medidas essenciais para prevenir e tratar a esteatose hepática difusa.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de março de 2017 às 14:24 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Esteatose hepática difusa - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.