Síncope - Definição

Fevereiro 2018


Definição de síncope

Síncope é uma perda de consciência súbita de origem cardíaca, causada por uma diminuição do fluxo de oxigênio no cérebro, levando à anoxia cerebral. Ela se manifesta por palidez, vertigens, sensação de fraqueza e desmaio repentino, acompanhado de uma parada breve do sistema respiratório. A síncope pode surgir em casos de hipotensão, bradicardia (queda da frequencia cardíaca) severa, ou ao contrário uma taquicardia excessiva, um problema do ritmo cardíaco, uma anomalia nos vasos sanguíneos que levam o sangue até o cérebro, uma compressão da artéria carótida no pescoço, como durante um estrangulamento por exemplo. A perda de consciência é geralmente breve. Em caso de sintomas idênticos mas sem perda de consciência verdadeira, denominamos lipotimia.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 9 de fevereiro de 2018 às 18:31 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Síncope - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Sinovite do joelho - Definição
Síndrome de Gougerot-Sjögren - Definição