Mancha no olho - Definição

Definição de mancha no olho

Uma mancha no olho pode ser de dois tipos: visível apenas pelo paciente - quando recebe o nome de estocomo -, ou visível por qualquer um - quando se situa na conjuntiva do olho. O estocomo é um problema de visão que pode surgir como um ponto cego na visão do paciente, quando se fala em estocomo negativo, ou como uma mancha escura em formato de filamento, o estocomo positivo. No caso de uma mancha sobre a conjuntiva, o paciente geralmente não se dá conta do problema, a não ser em frente ao espelho.

As manchas podem ter um aspecto amarelado e serem consequência de carência de vitamina A. Quando elas são vermelhas, podem provocar conjuntivite, mas o aspecto é, geralmente, mais um exagero da visibilidade dos vasos sanguíneos do que manchas propriamente ditas. Quando uma mancha vermelha está localizada na parte baixa do olho, trata-se de uma hemorragia conjuntival, sem maiores consequências e que desaparecerá espontaneamente.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Mancha no olho - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade