Tétano - Definição

Definição de tétano

O tétano é uma doença infecciosa causada pela presença de um germe específico, o Clostridium tetani. Ele está presente principalmente na terra e nas fezes dos animais. A contração dessa doença se faz após uma ferida na qual o germe se multiplica. Ela se manifesta pela aparição de espasmos, contrações musculares dolorosas e rigidez muscular que não pode ser controlada. Geralmente, os primeiros músculos afetados são os do rosto, e depois de estende por todo o corpo. A doença é mortal na ausência de tratamento.

A vacinação contra o tétano, método eficaz para prevenir a doença, é obrigatória para os recém-nascidos. A injeção é feita junto com as que protegem contra a difteria e poliomielite aos dois, quatro e seis meses de vida do bebê. Deve-se aplicar dose de reforço com 15 meses e também entre os 4 e 6 anos. Depois disso, deve-se tomar a vacina a cada 10 anos.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tétano - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade