Trombopenia - Definição

Dezembro 2017


Definição de trombopenia

A trombopenia ou trombocitopenia corresponde a uma quantidade anormalmente baixa do número de plaquetas no sangue. As plaquetas tem papel crucial na coagulação sanguínea, atuando na hemostasia primária, mecanismo que forma um trombo responsável por interromper o sangramento. A taxa normal de plaquetas vai de 150 mil a 450 mil por milímetro cúbico (m³) de sangue. Portanto, o paciente é diagnosticado com trombopenia quando sua concentração de plaquetas está abaixo de 150mil/m³. Nestes casos, há risco do surgimento de hemorragias que habitualmente não aparecem. A trombopenia pode ser de causa desconhecida, provocada por uma anomalias na medula óssea, onde é produzida, ou devido a alguma doença que leve ao excesso de destruição de plaquetas.

Veja também

Artigo original publicado por p.horde. Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de dezembro de 2017 às 14:17 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Trombopenia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Terapia gênica - Definição
Timulina - Definição