Torção testicular - Definição

Novembro 2017


Definição de torção testicular

A torção testicular é a torção do cordão espermático, órgão que conecta o testículo ao resto do aparelho genital. Ela se manifesta subitamente por uma dor violenta em um único testículo, aumento importante do seu volume e dores que podem causar incapacidade de andar, náuseas e vômitos. Caso haja suspeita de torção, a ação deve ser rápida para evitar necrose do testículo e perda funcional.

A realização de um procedimento cirúrgico de urgência é necessária para abertura da bolsa e resolução do problema. Em caso de cuidado precoce, os tecidos se recolorem, sinal de um testículo ainda funcional. Nesses casos, o testículo é fixado em seu lugar para evitar um novo episódio de torção. Em caso de ausência de recoloração, os tecidos estão necrosados e o testículo deve ser retirado. Em ambos os casos, o testículo situado na outra bolsa deve ser também fixado.
Publicado por asevere. Última modificação: 25 de novembro de 2016 às 07:25 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Torção testicular - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.