Toxoplasmose - Definição

Novembro 2017


Definição de toxoplasmose

A toxoplasmose é uma infecção parasitária transmissível pelos animais devido à Toxoplasma gondii. Na maioria dos casos, a toxoplasmose é inofensiva, responsável por uma infecção transitória simples, mas ela pode representar problemas graves em pessoas cujo sistema imunológico é deficiente e para o feto durante a gravidez. No caso de pessoas imunodeprimidas, e principalmente as afetadas pela Aids, formas graves podem se apresentar, principalmente a toxoplasmose cerebral.

A toxoplasmose se manifesta por febre e sinais neurológicos como deficiências motoras, sensíveis, paralisias, crises de movimentos brutais similares aos da epilepsia. Quando a doença atinge o feto por transmissão da mãe, ela pode causar malformações: falamos de toxoplasmose congenital.

Para prevenir a toxoplasmose nas mulheres grávidas ou pessoas imunodeprimidas, é aconselhado não consumir carnes mal passadas, lavar bem frutas e verduras e descascá-las, lavar regularmente as mãos, sobretudo após manipular os alimentos citados anteriormente, e evitar os contatos com gatos ou sua areia.
Publicado por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2016 às 14:45 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Toxoplasmose - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.