Tuberculose ganglionar - Definição

Dezembro 2017


Definição de tuberculose ganglionar

A tuberculose é uma infecção bacteriana contagiosa provocada pela Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Após um primeiro contato com o bacilo que pode passar despercebido ou dar pequenos sinais, a doença pode se localizar em um órgão e permanecer latente.

O órgão mais comumente afetado é o pulmão, mas os gânglios podem também ser alvo do bacilo. A tuberculose ganglionar se manifesta pela aparição de adenopatias, aumento do volume dos gânglios afetados. O diagnóstico pode ser feito por biopsia do gânglio afetado, ou seja, retirada de uma amostra que permitirá buscar a presença dos bacilos de Koch.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de outubro de 2017 às 14:29 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Tuberculose ganglionar - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.