Tumor - Definição

Definição de tumor

Um tumor é um termo genérico que corresponde ao desenvolvimento no centro de um tecido normal, de um novo tecido. Ele é provocado pela disfunção do desenvolvimento celular. Contrariamente às ideias recebidas, o termo tumor é utilizado não apenas para as patologias cancerígenas, também para outras produções de caráter benigno.

A benignidade (natureza não cancerígena) ou a malignidade (câncer) podem ser evocadas sobre o aspecto encontrado nos imagens de imagem realizados, mas será confirmados pela realização de uma biópsia, ou seja, uma retirada que permitirá o seu estudo. Em caso de tumor cancerígeno, falamos de tumor primário quando ele nasce em um mesmo órgão, ou tumor secundário quando o desenvolvimento anormal vêm da migração pela circulação das células tumorais.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tumor - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade