Agnosia

Novembro 2017


Definição

A agnosia é um transtorno que se traduz por uma deficiência do reconhecimento. Uma pessoa afetada não reconhece os objetos ou o seu cérebro é incapaz de nomeá-los. Afetando geralmente um único sentido, a agnosia pode ser visual, auditiva (a pessoa ouve mas não reconhece o som), ou tátil. Diversas causas podem estar na origem de uma agnosia mesmo se a principal resta no quadro de sequelas de um acidente vascular cerebral. Uma infecção, um tumor, um problema vascular, uma demência como a doença de Alzheimer ou uma patologia psiquiátrica grave podem também estar na origem da agnosia. Outros termos são derivados da agnosia: falamos de anosognosia quando um indivíduo não é capaz de estar consciente de uma doença confirmada, de hemiasomatognosia como a incapacidade de reconhecer como seu uma metade do seu corpo, muito comum em casos de hemiplegia após um AVC.

Manifestações

Ela pode ter diversos tipos. Sendo assim, nas agnosias visuais, a pessoa pode não reconhecer as formas geométricas dos objetos ou não fazer a ligação entre um objeto e as informações armazenadas na memória à respeito do mesmo. Os objetos são às vezes reconhecidos, mas a pessoa não consegue nomeá-los. A agnosia espacial é a impossibilidade de encontrar um objeto no espaço. A agnosia auditiva se apresenta como um transtorno da compreensão da linguagem falada.

Diagnóstico

O diagnóstico da agnosia se faz geralmente facilmente. Por exemplo, para a agnosia visual o paciente é interrogado sobre o nome de objetos ou às vezes através de testes neuropsiquiátricos mais potentes. Diferentes exames médicos permitem em seguida identificar a causa da agnosia. Geralmente, fora uma causa evidente como sequelas de um AVC, o diagnóstico da agnosia é difícil de ser estabelecido. A descoberta da sua origem passa pela pesquisa de potenciais causas.

Tratamento

O tratamento depende da causa original da agnosia. Diferentes exercícios de reeducação podem ser utilizados, mas os métodos não são ainda muito bem definidos. Hoje em dia não existe tratamento, só um apoio psicológico familiar e uma mayor integração em diversas atividades.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Agnosia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.