Vitamina - Definição

Definição de vitamina

As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias para o bom funcionamento do organismo. O corpo humano não pode produzi-las sozinho e a sua ingestão alimentar é, portanto, indispensável. Elas participam principalmente do bom desenvolvimento do crescimento e sustentação do equilíbrio do organismo.

As vitaminas são numerosas. As mais conhecidas são a vitamina A, com papel no crescimento e na visão, as vitaminas B, presente em reações de fabricação (anabolismo) ou destruição (catabolismo) de materiais, a vitamina C, que favorece a absorção do ferro, a vitamina K, que autoriza a fabricação de fatores de coagulação sanguínea.

Uma carência em vitaminas é responsável por patologias em relação à deficiência das função às quais elas participam. Um excesso de vitaminas, ou hipervitaminose, pode igualmente fazer mal à saúde causando intoxicações.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Vitamina - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade