Vitamina K - Definição

Definição de vitamina K

A vitamina K é uma vitamina existente em três formas distintas que pode ser ingerida pela alimentação ou fabricada pelo organismo. Ela participa principalmente do processo de coagulação sanguínea permitindo a fabricação de alguns fatores dessa coagulação no fígado. Em caso de carência em vitamina K, a queda na concentração dos fatores causa coagulação ruim do sangue.

Essa propriedade é principalmente utilizada em terapêuticos com os antivitamínicos K, medicamentos dados para prevenir os fenômenos de trombose ou embolias, ou as curar. Os antivitamínicos K são principalmente utilizados em casos de flebite, embolia pulmonar ou arritmia cardíaca por fibrilação atrial, onde o risco principal é o acidente vascular cerebral.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Vitamina K - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade