Vômito de sangue - Definição

Fevereiro 2018


Definição de vômito de sangue

O vômito de sangue é um sintoma chamado de hematêmese. Em forma líquida ou coágulos, o sangue é de cor vermelha à amarronzada. O sangue pode vir do esôfago ou do estômago após lesões da parede digestiva. Entre as causas mais comuns desse sintoma, encontramos a úlcera gástrica ou do duodeno, as varizes esofágicas que aparecem geralmente no quadro de uma doença do fígado, a esofagite, ou evolução de uma gastrite. O sangue vem da cavidade bucal, e sobe após ter sido engolido. Uma endoscopia eso-gastro-duodenal permite visualizar com ajuda de uma câmera introduzida na cavidade bucal as paredes digestivas e procurar a causa dos sangramentos.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 9 de fevereiro de 2018 às 17:50 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Vômito de sangue - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Arco reflexo - Definição
Articulação - Definição