Vulva - Definição

Janeiro 2018


Definição de vulva

A vulva é o conjunto de órgãos genitais externos da mulher que inclui os grandes e pequenos lábios, cerca o meato urinário, e a entrada ou vestíbulo da vagina. Situada abaixo do abdômen e ao lado do púbis, a vulva possui forma ovoide e uma fenda mediana escondida sob a pele. A vulva possui uma função sexual e apresenta homologias com o aparelho sexual masculino, especialmente o clitóris, órgão erétil, que é o homólogo do pênis. A vulva pode estar ligada a lesões das mucosas, principalmente infecções sexualmente transmissíveis. Ela pode também nesse contexto estar inflamada, de aparência vermelha e dolorosa: falamos de vulvovaginite.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de dezembro de 2017 às 14:19 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Vulva - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Volume plaquetário - Definição
Vulvodinia - Definição